Investimentos do Proser chegam às escolas de Plácido de Castro

Publicado em 26 de junho de 2018

Reformas beneficiam a comunidade nas escolas de Plácido de Castro.
Foto: Stalin Melo

As escolas rurais do município de Plácido de Castro também foram contempladas com os recursos do Programa de Saneamento Ambiental e Inclusão Socioeconômica do Acre (Proser), garantindo a qualidade da educação nas escolas da zona rural. São 125 escolas em todo o Estado onde as reformas estão acontecendo.

Esta semana, o secretário-adjunto de Alfabetização da SEE, professor Evaldo Viana, realizou a inauguração de três escolas reformadas pelo governo por meio do Proser. Estava acompanhado da diretora de gestão, professora Rosária Solon e dos deputados Leo de Brito e Daniel Zen.

Entre os importantes serviços de reforma da infraestrutura realizados nas escolas estão a troca do piso, a pintura, além da reforma de banheiros e da cozinha. Ao todo, mais de 600 alunos foram beneficiados com as ações.

Na reforma das escolas estão inclusos a pintura e a troca do piso das escolas.
Foto: Stalin Melo

Para o secretário adjunto, as reformas representam um esforço do governador Tião Viana para garantir a qualidade da educação aos alunos das escolas rurais. “Precisamos relembrar o histórico dos avanços que temos vivido, as conquistas da juventude e o esforço que o governo realiza para melhorar a vida das pessoas”, afirmou.

De acordo com a gestora da escola Manoel Barros, professora Janete Vicenzi Alves, a reforma ficou excelente, melhorando a qualidade do ensino para os alunos. “Só temos a agradecer ao governo do Estado porque as salas ficaram mais arejadas e os alunos se sentem mais a vontade”, destacou.

Outras escolas rurais de Rio Branco, Sena Madureira, Bujari e Senador Guiomard também estão sendo contempladas com os recursos do Proser. Já foram entregues as reformas das escolas Charles Santos, Comunitária II, Ruy Azevedo, Pedro Gomes de Lima e Elzira Angélica.

Ainda estão programadas reinaugurações nas escolas Wilson Ribeiro, Santiago Dantas, Santo Antônio II, Ercília Feitosa (Rio Branco) e Nova Vida, Maria do Carmo Ramos, Nossa Senhora da Esperança e São Pedro II (Bujari).

O que eles disseram

Daniel Zen, deputado estadual

“As mudanças na Educação são processuais, é um degrau de cada vez, e a cada ano o governo do Acre está melhorando a qualidade da Educação. Hoje temos 8 centros de educação profissional, 11 escolas de tempo integral, as escolas militares, tudo isso fruto dos avanços dos últimos anos”.

Leo de Brito, deputado federal

“Há todo um trabalho realizado lá atrás. Alimentamos sonhos e trabalhamos para transformar a realidade, renovando as esperanças e dando mais oportunidades para a nossa juventude”.

Evaldo Viana

“Nas escolas mais distantes vamos encontrar turmas do ensino médio e foi o nosso governo que levou essa oportunidade, não só para quem estava na cidade, mas para quem está no campo”.

Rosa Azevedo, escola Antônia Azevedo

“Essa reforma melhorou muito a nossa escola, a gente percebe a autoestima dos alunos e dos professores porque a gente ficava muito triste em trabalhar em um ambiente que não era adequado”.

Janete Vicenzi, escola Manoel Barros

Essa reforma ficou uma maravilha, porque está tudo novo, os alunos e a própria comunidade ficaram muito felizes e nós só temos a agradecer ao governo do Estado”.

Eliseu Elias, escola Flávia Pimentel

“Temos ainda algumas demandas, mas agradecemos ao governo por esses importantes investimentos e acreditamos que as coisas irão melhorar ainda mais para a nossa comunidade”.