Jovens parlamentares acreanos tomam posse na Aleac

Publicado em 10 de setembro de 2019

Os estudantes eleitos para participar da segunda edição do programa Jovem Parlamentar Acreano tomaram posse na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac). A cerimônia ocorreu nesta segunda,9.

Entre eles, estava o aluno Absalão Costa, 16, representante da escola Lourenço Filho. “É uma experiência nova. Minha mãe sempre me aconselhou que eu devo aproveitar todas as oportunidades e é o que eu estou fazendo. Eu tenho expectativa de sair daqui entendendo mais sobre o que acontece na política do nosso país, principalmente agora nesse momento crítico em que nós vivemos.

A cerimônia de posse ocorreu nesta segunda, 9 Foto: Mardilson Gomes

O JPA é uma inciativa do Aleac em parceria com a Secretaria de Educação Cultura e Esportes (SEE) e Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC). São 24 estudantes eleitos por suas respectivas comunidades escolares para vivenciarem o trabalho de um deputado estadual. A partir de agora, cada jovem acompanhará a jornada de um deputado da casa.

Durante a cerimônia também foi formada a mesa diretora dos Jovens Parlamentares. “Nós já tivemos a cerimônia de diplomação, hoje é a posse, agora eles poderão começar com as suas atividades parlamentares, onde eles vão aprender todo o processo na construção das leis, até que eles possam fazer, em conjunto, o próprio projeto deles”, explicou a coordenadora do programa na SEE, Anne Ruela.

Ainda durante a cerimônia foi formada a mesa diretora do JPA Foto: Mardilson Gomes

Em seu discurso, o deputado Daniel Zen, autor do JPA, afirmou que a ideia é que os jovens se interessem pela boa política. “O programa Jovem Parlamentar é para despertar nos jovens o interesse pela boa política, pelas boas práticas, pelas atribuições e responsabilidades daqueles que são investidos do poder de representar o povo”.

A jovem parlamentar Adriana Lima, 16, eleita pela escola Heloísa Mourão Marques, conta que o programa já está influenciando em vários aspectos da sua vida. “Esse projeto nos ajuda em várias coisas, até na nossa capacidade de se expressar melhor. Eu tenho a expectativa de fazer aqui, junto com os demais jovens, o melhor, com os nossos projetos e sempre buscando mais, não só para as nossas escolas, mas toda a sociedade”.



COMENTÁRIOS: