Ministério da Educação divulga cronograma do Sisu 2019

Publicado em 4 de janeiro de 2019

Os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e desejam ingressaram em uma universidade pública precisam se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

O cronograma do primeiro semestre de 2019 foi divulgado essa semana pelo Ministério da Educação (MEC). As inscrições vão de 22 a 25 deste mês. Podem participar candidatos que tenham feito as provas do Enem 2018.

Para efetuar a inscrição é necessário informar o número de inscrição do exame e a senha mais atual cadastrada no sistema. O resultado da chamada regular será divulgado ainda no dia 28 de janeiro.

Sisu é uma ferramenta utilizada por diversas instituições brasileiras para selecionar estudantes para seus cursos superiores. No Acre, por exemplo, é por meio do sistema que a Universidade Federal do Acre (Ufac) seleciona seus graduandos.

O diferencial do Sisu é que ele oferece a possibilidade de o candidato concorrer às vagas não só nas instituições da sua cidade, mas em vários lugares do país, por meio do cadastro eletrônico na plataforma. Além disso, o sistema não tem taxa de inscrição.