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ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS

O Ensino Fundamental de nove anos foi implantado no Estado do Acre em 2008, onde todas as crianças de seis anos foram inseridas na jornada escolar. O governo do Estado pactuou convênios com os municípios assentando a origem do regime de colaboração para a implementação, responsabilizando-se pela construção de salas de aula destinadas aos alunos de seis anos, contratação de consultoria técnica, produção de materiais didático-pedagógicos, elaboração e implementação de programas de formação continuada, avaliação sistemática da aprendizagem, revisão das propostas curriculares e assessoria técnica e pedagógica aos municípios.

Os avanços proporcionados pela parceria Governo/Prefeitura resultaram para a capital acreana o 3º melhor aproveitamento em alfabetização do Brasil, segundo avaliação do sistema Rede de Aproveitamento de Boas Práticas nos Municípios.

A interação entre as redes municipal e estadual em Rio Branco é reconhecida como prática inovadora no documento “Redes de Aprendizagem”, resultado de uma pesquisa que reuniu o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), o MEC e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

Outro aspecto de grande significado social, decorrente do Regime de Colaboração, é a Matrícula Cidadã, fundamento da reorganização do Sistema Público de Ensino. A cidade de Rio Branco foi dividida em sete regionais e em cada uma delas estão presentes todos os níveis e segmentos da Educação Básica.

Esta ação exigiu mudanças nas estruturas educacionais, como produção do currículo, materiais pedagógicos, formação continuada dos professores em todo o Estado, construção dos espaços físicos e seus equipamentos.

Para atender a demanda desta inovação, a Secretaria de Estado de Educação reorganizou-se no que diz respeito a:

Construção de 112 salas de aula;
Incremento da taxa de matrícula em 3,45%, que colocou o Acre com a terceira melhor taxa de crescimento do país;
Construção de 8 novas escolas em Rio Branco, nos anos de 2008 e 2009.

Construção da Matriz Curricular


A matriz curricular para o 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental está estruturada em seis cadernos, sendo um voltado para organizar o trabalho pedagógico e os demais distribuídos em cada ano, subdivididos com os conhecimentos específicos de cada disciplina.

Os Cadernos têm enfoque no conhecimento didático, explicitado em exemplos dos diferentes tipos de planejamento e rotinas, das diferentes formas de organizar os conteúdos escolares, alguns modelos de propostas de trabalho e o quadro - referência para o planejamento do trabalho com os gêneros textuais.

 

Calendário Escolar

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