Secretaria de Estado de Educação e Esporte

ensino

 

indígena

Educação Indígena

A Educação Escolar Indígena está em funcionamento desde 2000 no Acre. A Proposta Pedagógica privilegia o diálogo de saberes, executado pela equipe de consultores e técnicos da Coordenação de Educação Indígena (CEI) com formação e experiência nas áreas de linguística, antropologia, educação, saúde e meio ambiente.

Em 1999, apenas com dados cedidos pela Comissão Pró-Indio do Acre/CPI-Acre a SEE iniciou o mapeamento das aldeias indígenas e respectivamente das escolas presentes nas aldeias. Com a missão de oferecer inicialmente a formação para os professores indígenas, que na época participavam da formação não diferenciada, foi criado o Setor de Educação Escolar Indígena, modificado em 2003 para Gerência de Educação Escolar Indígena e, em 2007, modificado novamente para o atual CEI.

A CEI tem como atribuição o gerenciamento do Programa de Formação dos Professores Indígenas e equipe técnica, que engloba cursos anuais de Magistério Indígena, acompanhamento pedagógico junto às escolas nas aldeias e a produção e publicação de material didático diferenciado. Além disso, realiza os encaminhamentos administrativos em parceria com as instituições das esferas municipal, estadual e federal, incluindo a elaboração de projetos para captação de recursos voltados à execução de todas as ações previstas nos programas e projetos da Coordenação.

A equipe da CEI está distribuída nos 11 municípios onde estão localizadas as 36 Terras Indígenas habitadas por povos de 15 diferentes etnias. É composta por 12 técnicos na sede de Rio Branco e 18 técnicos indígenas e não indígenas nos demais municípios.

Como orienta a legislação vigente, a educação escolar indígena deve ter todos os segmentos de ensino atendidos pela rede pública estadual. Segundo os números do Censo de 2011, estão matriculados na rede estadual de ensino 4.568 alunos, distribuídos em 120 escolas, atendidos por 326 professores. Com anuência das comunidades, três municípios atendem a 2.624 alunos, em 62 escolas, envolvendo nesse trabalho 117 professores.

 

Contato

Responsável: Maria Socorro de Oliveira
Contato: 3223- 2380
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Calendário Escolar

loader

Conta