Secretaria de Estado de Educação e Esporte

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Ensino Rural

No Brasil, cerca de 19% da população encontra-se no meio rural (Censo IBGE/2006) e apresenta os mais baixos índices de escolaridade de toda sociedade. O analfabetismo da população rural na faixa etária acima de 15 anos é de 23,3%, enquanto na zona urbana é de 7,6%, segundo os dados da Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílio (PNAD/2007).

Mesmo sabendo que os problemas da educação no Brasil não ocorrem apenas no meio rural, sabe-se que ali se agravam em decorrência do tratamento ao longo dos tempos, que incluía políticas compensatórias que desconsideravam a realidade e necessidades das populações, não havendo um sistema de educação no meio rural com formulação de diretrizes e políticas pedagógicas específicas que possibilitem a institucionalização e manutenção de uma escola em todos os níveis com qualidade.

Embora a Legislação Federal e Estadual (Constituição Federal, LDB, FUNDEF e Resoluções do Conselho Estadual de Educação) ressaltem o caráter obrigatório do Ensino Fundamental, além da prioridade para sua oferta por parte de municípios e estados, é preciso garantir uma melhoria no acesso, permanência e, consequentemente, na qualidade do ensino ofertado, superando a ausência histórica de uma política de educação voltada às especificidades da realidade rural da Amazônia brasileira.

A educação rural nos impõe o desafio de garantir às populações acesso e permanência a um ensino de qualidade, que as habilite ao exercício da verdadeira cidadania, mesmo diante dos limites impostos pelo denso território amazônico.

Desde 1999, o Governo do Estado do Acre envia esforços para garantir uma educação inclusiva e de qualidade. E, para que esse objetivo seja alcançado, muitos investimentos foram feitos. O primeiro passo foi a implantação do Programa Escola Ativa, em 1999, para atender as classes multisseriadas de 1º ao 5º ano.

Para receber a demanda do 1º segmento do Ensino Fundamental, em 2005, foi implementado o Programa Asas da Florestania Fundamental.

Em 2008, com a conclusão das primeiras turmas do Asas Fundamental, a SEE inaugurou o Asas Médio, recebendo os alunos advindos do Fundamental.

Diante desse contexto, ainda havia um público à margem das políticas públicas de educação – as crianças de 4 e 5 anos. E para garantir o direito à educação para todos, foi inaugurado em 2009, o Asas da Florestania Infantil, também conhecido como Asinhas, executado em parceria com as prefeituras municipais.

Todas essas políticas públicas de atendimento são aprovadas pelo Conselho Estadual de Educação (CEE), que tem proposto materiais pedagógicos específicos para cada oferta de ensino, além do programa de formação continuada e do monitoramento.


Contato

Nome: FRANCISCA DAS CHAGAS SOUZA DA SILVA (CHIQUINHA) 
Telefone: (68) 3213-2352 
Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

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