Governo do Estado do Acre | Secretaria de Estado de

educação

e

esporte

CAFI

A Coordenação de Avaliação e Fortalecimento Institucional desenvolve seus trabalhos pautados no fortalecimento, desenvolvimento e implantações de metodologias, através de planejamento estratégico e gerenciamento do processo de ensino e aprendizagem dentro do âmbito escolar, auxilia as Unidades de Ensino na elaboração do PDE – Plano de Desenvolvimento da Escola. O PDE é elaborado de forma participativa envolvendo toda a comunidade escolar, servindo também para orientar o foco de atuação das escolas em suas principais ações direcionada as questões estratégicas, tais como: Aprovação, permanência do aluno na escola, frequência e qualidade na aprendizagem.

PÚBLICO ALVO:


I - Secretaria Estadual de Educação e escolas estaduais com mais de 100 alunos, com a estrutura de gestão e Secretarias Municipais de Educação

II - Ministério da Educação: Secretaria de Educação Básica/SEB e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica/FNDE.

PRINCIPAIS PROCESSOS:


I - No âmbito da SEE e do MEC, coordenar e acompanhar a implementação do Plano de Desenvolvimento da Escola – PDE nas escolas estaduais com mais de 100 alunos bem como apoiar as Secretarias municipais Educação para implementação do sistema PDE - Interativo nas escolas municipais.

Capacitar na metodologia do PDE interativo as equipes gestoras das escolas e técnicos dos Núcleos da SEE, nos municípios;
Capacitar na metodologia do PDE interativo às equipes gestoras das escolas municipais e técnicos das Secretarias Municipais de Educação;
Assessorar o processo de elaboração/revisão, analisar e aprovar o PDE das escolas estaduais com mais de 100 alunos;
Emitir parecer e tramitar para o MEC os planos das escolas estaduais prioritárias, via SIMEC, para aprovação e liberação dos recursos do PDE Escola;
Realizar monitoramento das metas e ações previstas nos planos das escolas.
II - Acompanhar a execução do Plano de Ações Articuladas-PAR, dos municípios, no âmbito do Plano de Metas “Compromisso Todos pela Educação”, do MEC:

Capacitar as Secretarias Municipais de Educação para a elaboração do diagnóstico situacional da educação e do Plano de Ações Articuladas-PAR;
Acompanhar e orientar as Secretarias Municipais de Educação para o monitoramento da execução das ações e subações do PAR.
III - Apoiar os Conselhos Escolares na construção coletiva de um projeto educacional no âmbito da escola, em consonância com o processo de democratização da sociedade.

Colaborar com as escolas no fortalecimento dos Conselhos Escolares:
Proporcionar a capacitação de Conselheiros Escolares;
Estimular a integração entre os Conselhos Escolares;

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL:


Coordenador:

Gerenciar os processos e ações da CAFI

Técnicas em Gestão:

Orientar e acompanhar a implementação do PDE das 257 escolas estaduais com mais de 100 alunos em todo estado;
Aprovar o PDE e monitorar a execução das metas e ações planejadas;
Assessorar as Secretarias Municipais de Educação na elaboração e/ou revisão de seus PDEs.
Assessorar no processo de elaboração e monitoramento da execução das ações e subações do PAR;
Assessorar as escolas no fortalecimento dos seus Conselhos.

Equipe Técnica nos Núcleos da SEE, nos municípios:

Assessorar as equipes gestoras das escolas estaduais com mais de 100 alunos, nos municípios sob a coordenação das técnicas da CAFI e do Coordenador-Geral dos Núcleos.

 

Contato

Nome: Maria Lúcia dos Santos Silva 
Telefone: 3227-7126
Celular: (68)9972-1640
Email: lucia.acre2hotmail.com / O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Conta