Secretaria de Estado de Educação e Esporte

centro

de

línguas

CENTRO DE ESTUDO DE LÍNGUAS

O Governo do Estado do Acre, por acreditar no crescimento econômico com inclusão social, se propõe a desenvolver atividades que promovam o desenvolvimento educacional de seus jovens, com qualidade de vida e respeito às diversidades culturais e especificidades locais.

Neste contexto, a SEE vem implantando alternativas inovadoras, capazes de responder as atuais demandas educacionais dos alunos da rede pública de ensino. E para fortalecer ainda mais essa inovação, foi criado em 2011 o Centro de Estudo de Línguas, articulando formação básica e proficiência necessárias para a formação profissional, oferecendo subsídios para a inserção do aluno no mercado de trabalho e no desenvolvimento do Acre.

Os cursos são voltados prioritariamente para alunos de 6º a 9º ano do Ensino Fundamental e de Ensino Médio regularmente matriculados na rede pública, atendendo também os membros interessados da comunidade em geral. Atualmente, o Centro oferece cursos de inglês, espanhol, francês e italiano nos níveis básico e intermediário/avançado, que acontecem nos três turnos: manhã, tarde e noite.

Objetivando complementar o ensino de Línguas Estrangeiras ofertado na rede pública, fez-se necessário a criação de espaços alternativos fora e dentro da escola que favorecessem esta demanda. Então, além do CEL, foram criados em diversos espaços os Núcleos de Estudo de Línguas (NELs), permitindo a ampliação da oferta e um melhor atendimento aos alunos.

Dentre as ações e projetos realizados pelo CEL, destacam-se as capacitações de professores, parceria com escolas e outras instituições na oferta de cursos especiais, apoio aos serviços de traduções nos eventos do Estado, realização de contatos com Embaixadas na busca de intercâmbio para professores e alunos, e a realização de eventos culturais que promovam a apreciação de outras culturas, objetivando a valorização e o aprimoramento da nossa cultura.

Para os próximos anos, algumas metas e desafios estão postos, incluindo o fortalecimento do projeto nas escolas da rede pública, a ampliação dos NELs, a expansão da matrícula, construção de um quadro permanente e qualificado de professores, garantia de uma proposta de formação continuada que consolida a metodologia comunicativa, a diminuição da evasão nos módulos iniciais, e a garantia de uma escola pública de idiomas do Estado.

Sub-categorias

loader
No events found