Secretaria de Estado de Educação e Esporte

matemática

e

filosofia

Instituto de Matemática, Ciências e Filosofia: um passo além no ensino

Para fomentar o aprendizado na rede pública de ensino do Acre, a Secretaria de Educação criou, em junho de 2014, o Instituto de Matemática, Ciências e Filosofia (IMCF) em Rio Branco. A sede, instalada no Centro de Referência em Inovações para Educação (Crie), dispõe de diversos cursos.

icm1

Entre os cursos ofertados estão: “A Matemática do Xadrez” e “Lógica Matemática I”, que já estão com as vagas completas, e “Introdução ao Software GeoGebra”, “Matemática para a vida” e “Chemsketch: uma ótima ferramenta para o estudo de química orgânica”, que ainda dispõem vagas.

Cada turma possui dois turnos para que os estudantes possam ter aulas nos contraturnos da escola, com carga horária de 24 horas. O pré-requisito para participar é ter concluído o 7º ano do ensino fundamental, sendo o de Chemsketch voltado para os graduandos de Química e estudantes do 3º ano do ensino médio.

O IMCF ainda realiza atividades no laboratório de informática, aulões preparatórios para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), curso de matemática para o xadrez e o “Papo Jovem sobre Ciência e Filosofia”, que integra estudantes e a comunidade em geral para debates.

Segundo o coordenador do instituto, Alessandro Nasserala, a iniciativa tem como objetivo fortalecer o ensino da Matemática, Ciências e Filosofia em todos os municípios do Acre e incentivar os estudantes à iniciação científica “Realizar formação e eventos para professores e alunos das áreas, além de discutir as novas práticas é nosso maior objetivo”, diz.

 

Aluna-prodígio

Com apenas 15 anos e muitos sonhos, Ellen Camila da Silva, estudante do 1º ano do ensino médio da Escola José Rodrigues Leite, estuda no curso de Lógica Matemática I, participa de três projetos de iniciação científica referentes à área, faz parte do clube de xadrez do local, além de fazer curso de inglês no Centro de Estudo de Línguas (CEL).

icm2

Em 2014, a estudante ganhou medalha de prata na Obmep. Ela conta que as aulas no instituto a ajudaram a ficar em segundo lugar na classificação nacional: “Sempre tive facilidade com a matemática, já tinha tirado medalha de bronze antes, e depois que entrei no curso e aprendi bastante, cheguei ao segundo lugar”, diz.

Ellen sonha em ingressar no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), cursando Medicina ou Matemática. “Meu maior sonho é entrar no ITA, pesquiso tudo e os professores aqui me incentivam a seguir meus sonhos”, conta.

Os interessados em realizar inscrições no IMCF podem ir diretamente à sede do local no Crie, instalada no antigo Mira Shopping, portando documento de certidão de nascimento ou identidade, assim como comprovante do atendimento aos pré-requisitos solicitados. O estudante que tenha interesse pode ingressar em mais de um curso, desde que haja compatibilidade de horários. Ao final do curso, os alunos são certificados com registro na Divisão de Credenciamento e Registro Escolar (Corines).