SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO E ESPORTE DO ACRE 

notícias

da

educação

Escritor Ilan Brenman palestra para servidores da Educação do Acre

LSP 4411

“Formando leitores dentro da escola: como aproximar os livros das crianças e jovens do século XXI” foi o tema da palestra do escritor Ilan Brenman para professores, coordenadores pedagógicos e de ensino, além de gestores escolares da rede pública. O evento foi realizado na tarde desta terça-feira, 4, no Teatro Plácido de Castro, em Rio Branco.

A governadora em exercício Nazareth Araújo esteve presente e destacou que o governo do Acre é um entusiasta das boas práticas educacionais. “Investimos em práticas que contribuem para a inclusão por meio da educação. Ilan Brenman nos honra em vir ao Acre falar sobre uma nova abordagem para o jovem do século XXI que é tão desafiado pela inovação tecnológica, sem, no entanto, esquecer da importância da literatura para suas vidas”, disse.

Para Ilan Brenman, a literatura é tão essencial para as crianças como o respirar. “História faz parte da infância. Neste encontro, vou compartilhar meus conhecimentos do mundo da literatura, vou tentar contagiar os professores com a paixão que tenho pelas palavras e pelos livros. Quero mostrar a eles que, se não forem modelo de leitores, não adianta achar que literatura é importante. Não podemos esquecer que livro, leitura e desenvolvimento têm uma relação direta”, alertou.

Marco Brandão, secretário de Estado de Educação e Esporte (SEE), frisou que a leitura e a escrita são exercícios necessários para o desenvolvimento da consciência e das pessoas. “A literatura contribui não só para a formação da pessoa, para o mundo escolar, mas ela servirá para todas as áreas de nossas vidas. Mostrar isso é nosso grande intuito”, destacou.

LSP 4508

Ilan Brenman, conhecido como contador de histórias, é doutor em educação pela Universidade de São Paulo (USP) e psicólogo formado pela PUC. Ele é um dos principais escritores de literatura infantil do Brasil, ganhador de diversos prêmios, com mais de 60 publicações.

Desde 2011, os livros do escritor ultrapassaram as fronteiras brasileiras e hoje já são publicados na França, Itália, Alemanha, Polônia, Espanha, Portugal, Suécia, Dinamarca, México, Argentina, Coreia e China.

Atualmente Brenman percorre o Brasil e o mundo ministrando palestras e participando de feiras de livros em escolas, universidades públicas e privadas sobre temas contemporâneos nas áreas de cultura, família, literatura e educação.

Conta