Instituto Dom Moacyr certifica 975 educandos em Rio Branco

Contribuindo com o incentivo profissional do Estado, o Instituto Dom Moacyr Grechi (IDM) realizou nesta quinta-feira, 16, a entrega de certificações dos cursos de Formação Inicial e Continuada (FICs) para mais de 900 educandos em Rio Branco.

foto3

O evento celebrou a oferta do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), criado pelo Governo Federal em 2011 para democratizar a educação profissional e tecnológica do país. Os cursos são gratuitos, sendo realizados por instituições das redes federal, estadual, distrital e municipal de educação.

A certificação possibilita a ampliação da conquista profissional, aumentando o rendimento e permitindo novas oportunidades no mercado de trabalho. A variedade de cursos também é um diferencial na oferta do Pronatec, que inclui, entre vários outros, auxiliar financeiro, cabeleireiro, eletricista, pintor, operador de caixa, agente de projetos sociais, aconselhador de dependência química, apicultor, e horticultor orgânico.

foto2

Entre os educandos, está Maria Antônia da Silva Lins. Natural de Rio Branco, Maria tem 57 anos e está, no momento, aposentada. Com a certificação em corte e costura, ela espera encontrar uma nova meta em sua vida.

"Trabalho desde os meus 17 anos, e não gosto de ficar parada. Hoje em dia, oportunidades não faltam para quem realmente quer trabalhar. Agora, eu quero poder voltar à atividade e exercer algo que gosto", disse.