Professores se preparam para a Olimpíada de Língua Portuguesa

Publicado em 14 de maio de 2019

Clícia Araújo

São 792 professores da rede estadual de ensino inscritos na 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa para representar o Acre, e o Departamento de Educação Básica da Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Esportes (SEE) promoveu nesta terça-feira, 14, a formação para os  professores que irão participare do concurso.

A Olimpíada de Língua Portuguesa é um concurso de produção de textos para alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental e ensino médio de todo o país. A Olimpíada é dividida em cinco categorias: poema, crônica, memórias literárias, artigo de opinião e documentário.

Formação de Professores para a Olimpíada de Língua Portuguesa (Foto: Clícia Araújo, Ascom/See)

 

O professor ao se inscrever, já começa a fazer parte de uma rede que oferece formação presencial e à distância, além  de diferentes recursos didático. Tem ainda, acesso à Coleção da Olimpíada/Cadernos Virtuais e passa a desenvolver em sala de aula a metodologia do programa que aborda os conceitos curriculares previstos no ensino da língua portuguesa, conforme a Base Nacional Comum Curricular.

São 792 professores inscritos na 6ª edição da Olimpíada representando o Acre (Foto: Clícia Araújo, Ascom/See)

“Minhas expectativas são muito altas em relação a minha participação nas olimpíadas, por já ter vivenciado, já ter ido a uma semifinal, então eu espero motivar os meus alunos para que eles tenham as mesmas expectativas que eu, em estudar, tentar escrever o seu texto, chegar a uma semifinal e quem sabe até uma final. Eu espero com muita força que aconteça”, falou a professora da Escola Padre Carlos Casavecchia, Fabrícia Barbosa, semifinalista na edição de 2016.

O tema das produções desse ano é “O lugar onde vivo”, que propicia aos alunos estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade local, contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania.



COMENTÁRIOS: