PEEM PORONGA

Apresentação

O Projeto Especial de Ensino Médio – Novo Telecurso é uma Proposta Pedagógica pensada para jovens e adultos, sintonizada com as bases legais nacionais, as necessidades sócias, e centrada nos seguintes princípios:

Co-responsabilidade no exercício da “liberdade do aprender a aprender, do ensinar, do pesquisar e de valorizar e divulgar a cultura, o pensamento a arte e o saber”;

Compromisso com a educação de qualidade;

Vinculação entre a educação, o mundo do trabalho e a prática social.

Neste entendimento a proposta contempla a construção de saberes significativos que permitam ao aluno uma postura crítica no mundo, sendo capaz de ler a realidade social de seu tempo e de transformá-la:

Centrada na multiplicidade dos meios, a proposta prioriza:

  •  A contextualização
  •  A interdisciplinaridade
  •  A transculturalidade
  •  O espírito participativo e a ação coletiva
  •  A ênfase nas avaliações diagnósticas e formativas.

Compreende o processo avaliativo como uma busca do melhor resultado possível e a torna presente em todas as ações do projeto.

É, portanto, uma proposta educativa que não objetiva simplesmente a escolarização ou a inserção do aluno no mercado de trabalho. Ela vai mais além, e pretende que este aluno, inserido em seu meio, participe ativamente, intervindo, transformando perseguindo um ideário de justiça, de igualdade, de equidade, e, sobretudo de felicidade, individual e coletiva para o prosseguimento de estudos e à formação profissional.

O Programa foi criado em 2005 pela Secretaria de Estado de Educação em parceria com a FUNDAÇÃO ROBERTO MARINHO com o objetivo de corrigir a distorção e proporcionar uma educação, onde o aluno seja capaz de exercer sua cidadania de forma produtiva como sujeito histórico no processo de evolução da vida humana e da sociedade.

No ano letivo de 2015 o PEEM atende a 4.674 alunos, matriculados em 146 turmas distribuídas em 26 escolas estaduais e mais 07 centros Socioeducativos nos municípios de Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Feijó, Manoel Urbano, Sena Madureira, Senador Guiomard, Capixaba, Xapuri, Epitaciolândia e Brasiléia.

Objetivo Geral

Oferecer aos alunos da escola pública do Estado do Acre, que se encontram em defasagem idade-série escolar, um aprendizado com qualidade através do Projeto Especial de Ensino Médio.

Objetivos Específicos

  • Oportunizar aos alunos em distorção idade-série, a conclusão da educação básica em prazo mais curto, com resultados de aprendizagem adequada;
  • Realizar acompanhamento pedagógico, sistemático e por amostragem as telessalas;
  •  Contribuir para a melhoria dos processos de ensino-aprendizagem e de avaliação desenvolvidos nas escolas envolvidas no Projeto;
  •  Integrar o Projeto Especial de Ensino Médio – Novo Telecurso ao Projeto Pedagógico das Escolas;
  •  Garantir a certificação de conclusão do Ensino Médio aos alunos que participarem do Projeto.

Resultados dos programas:

Os resultados positivos do Projeto podem ser comprovados quando se verifica o sucesso obtido numa média de aproveitamento de 95,2% dos alunos que tiveram a correção de fluxo no Projeto Poronga.

Resultado final – 2002 a 2014/ Projeto Poronga Fundamental

 

ANO

 

MATRICULADOS

 

APROVADOS

 

APROVAÇÃO EM

PERCENTUAL

REPROVADOS

 

REPROVAÇÃO EM PERCENTUAL

EVADIDOS

 

EVADIDOS EM PERCENTUAL

 

2002

2.693

2.630

98,0%

40

1,4%

23

0,6%

2003

2.532

2.400

94,8%

90

3,5%

42

1,7%

2004

1.600

1.475

92,2%

86

5,4%

39

2,4%

2005

1.921

1.778

92,6%

98

5,1%

45

2,3%

2006

1.113

1.017

91,4%

75

6,7%

21

1,9%

2007

1.732

1.615

93,2%

88

5,1%

29

1,7%

2008

2.865

2.659

92,8%

149

5,2%

57

2,0%

2009

2.080

1.986

95,4%

54

2,6%

40

2,0%

2010

1.580

1.531

96,9%

26

1,6%

23

1,5%

2011

1.702

1.677

98,5%

15

0,9%

10

0,6%

2012

2.246

2.201

98,0%

25

1,1%

20

0,9%

2013

1.499

1.473

98,3%

16

1,0%

10

0,7%

2014

2.201

2.084

95,0%

67

3,0%

50

2,0%

 

TOTAL:

 

25.764

24.526

95,2%

 

829

 

3,2%

 

409

 

1,6%

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