O NAAH/S (Núcleo de Atividades de AltasHabilidades/Superdotação) está vinculado aoDepartamento de Educação Especial da Secretariade Estado de Educação e Cultura, ofereceAtendimento Educacional Especializado (AEE) noque se refere à identificação e ao atendimento dealunos com altas habilidades/superdotação(AH/SD) e à formação continuada dos profissionaisque atuam na educação básica e à oferta de cursoslivres para a comunidade.

Para acessar o formulário de indicação para o processo de investigação de altas habilidades/superdotação:

Clique Aqui

Ou Fale conosco:

A escola ou a família, ao identificarem que o estudante/filho apresenta habilidades superiores em uma ou mais áreas (acadêmica, criativa, liderança, artística, psicomotora ou intelectual), podem entrar em contato com o NAAH/S para indicação ao processo de investigação em Altas Habilidades/Superdotação(AH/SD). Havendo indicadores compatíveis com AH/SD, serão realizados os encaminhamentos necessários.

  • Identificar e atender alunos com altas habilidades/superdotação (AH/SD).
  • Promover a disseminação de informações sobre AH/SD nos sistemas educacionais e na sociedade, por meio de cursos, palestras, projetos e outras ações.
  • Oferecer orientações aos professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE),conforme as diretrizes do MEC e as políticas de inclusão, visando qualificar o atendimento aos alunos identificados e contribuir para a construção de uma educação inclusiva e de qualidade.

A pessoa com AH/SD demonstra potencial elevado em uma ou mais áreas do conhecimento, isoladas ou combinadas, como:

Acadêmica

Envolve atenção, concentração e motivação por disciplinas acadêmicas de seu interesse, além de capacidade de produção intelectual. Apresenta facilidade com abstrações, compreensão rápida, boa memória e outras habilidades cognitivas acima da média.

Artística

Demonstra alto desempenho na expressão de sentimentos, pensamentos e emoções por meio da arte, dança, teatro ou música.

Capacidade Intelectual Geral

Apresenta rapidez de raciocínio, elevada capacidade de compreensão e memória, facilidade com o pensamento abstrato, grande curiosidade intelectual e excepcional poder de observação.

Criativa ou Produtiva

Demonstra elevada curiosidade, imaginação desenvolvida e originalidade de pensamento. Revela capacidade para resolver problemas deforma inovadora e criativa, além de apresentar respostas incomuns, com traços de humor e espontaneidade.

Liderança

Evidencia habilidades para interações produtivas, cooperativas e sociáveis. Demonstra poder de persuasão e influência, além de capacidade para tomar decisões e resolver situações complexas deforma eficaz.

Psicomotora

Apresenta desempenho superior em esportes e atividades que envolvem o uso do corpo ou departes específicas dele. Demonstra agilidade, velocidade, força, resistência e excelente coordenação motora, além de facilidade para aprender e aperfeiçoar movimentos com precisão.