Acolher e Sensibiliz(ação)

A Cartilha Acolher e Sensibiliz(ação) foi elaborada para apoiar as equipes escolares na identificação e no encaminhamento de situações de sofrimento psíquico e vulnerabilidade social no ambiente escolar. Desenvolvida pela Divisão de Psicologia Escolar e Educacional (DIPSEE), a cartilha apresenta diretrizes fundamentadas na legislação federal que rege a rede de proteção integral a crianças e adolescentes. Essa rede reúne serviços essenciais de saúde, assistência social e justiça e deve fornecendo suporte adequado diante de situações de vulnerabilidade ou violência. O documento enfatiza que um encaminhamento eficaz depende de uma equipe acolhedora e capacitada para estabelecer uma relação de parceria com as famílias e os serviços presentes no território. De forma didática, a cartilha detalha os principais serviços de apoio, com destaque para as Unidades Básicas de Saúde (UBS), que representa a porta de entrada do sistema de cuidado. Além disso, descreve a atuação de outros serviços fundamentais, como os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) e os Conselhos Tutelares. Por fim, o material reforça a importância da notificação de casos de violência e outras situações de risco, permitindo que o sistema de cuidado colete informações baseadas em evidências para aprimorar suas ações e garantir um atendimento mais eficaz.

Acolher e Sensibiliz(ação)

Ano de publicação: 2023

Publico Alvo: Equipes Escolares

Jornada de Autocuidado para Professores

A Jornada de Autocuidado para Professores é uma iniciativa da SEE, por meio do Projeto Corpo, Mente e Voz, com o objetivo de promover a saúde mental e física dos docentes da Rede Estadual de Ensino. A atividade é desenvolvida por meio de oficinas voltadas ao bem-estar e à qualidade de vida, a jornada oferece um espaço de aprendizado e reflexão sobre práticas de autocuidado. Os professores têm acesso a cinco oficinas: Manejo do Estresse e Ansiedade – aborda técnicas para reconhecimento e controle do estresse e da ansiedade; Escrita Terapêutica – incentiva a reflexão e o autoconhecimento por meio da escrita; Alimentação Saudável – orienta sobre nutrição equilibrada, destacando seu impacto no fortalecimento do sistema imunológico e no bem-estar, Exercícios Físicos – propõe atividades acessíveis para combater o sedentarismo e promover a saúde e, por fim a oficina de Respiração Consciente e Meditação – ensina práticas de relaxamento e concentração para o equilíbrio emocional. As oficinas são auto instrucionais, permitindo que cada professor realize as atividades no seu próprio ritmo. O objetivo é fortalecer a saúde emocional e física dos docentes, contribuindo para uma atuação profissional mais equilibrada e satisfatória.

Jornada de Autocuidado para Professores

Ano de publicação: 2020

Publico Alvo: Professores

Guia de Saúde Mental para Educadores em Período de Isolamento Social

O Guia de Saúde Mental para Educadores em Período de Isolamento Social foi elaborado para apoiar educadores na preservação do bem-estar emocional durante o período de isolamento social, como ocorreu na pandemia de Covid19. A cartilha enfatiza a importância do autoconhecimento e do autocuidado, oferecendo orientações sobre higiene mental, manejo do estresse e da ansiedade, além de estratégias para lidar com transtornos como a depressão. O material também aborda a dinâmica da convivência familiar, destacando a importância da comunicação clara e empática entre pais e filhos, especialmente em momentos de tensão. Além disso, reforça que, embora seja um recurso de apoio, não substitui o acompanhamento psicológico profissional, mas pode servir como um suporte valioso para a compreensão e o enfrentamento de desafios emocionais e sociais.

Jornada de Autocuidado para Professores

Ano de publicação: 2020

Publico Alvo: Educadores

Guia Para Educadores - Oficinas - Proposta de trabalho sobre Saúde Sexual e Saúde Reprodutiva na Adolescência

Este Guia de Oficinas foi desenvolvido para proporcionar aos educadores de diversas áreas, as ferramentas metodológicas básicas para a abordagem das temáticas Saúde Sexual e Saúde Reprodutiva na Adolescência através da aplicação de atividades educativas de prevenção. Após encontros pedagógicos, estes guias são disponibilizados em formato físico e digital aos professores, coordenadores escolares e formadores dos núcleos para sua aplicação nas escolas, com apoio de um cd/material de apoio complementar. Reforçamos que o material se destina ao uso de educadores e não para alunos. Ao final de cada guia temático está contida uma oficina/sequência didática onde o professor irá adaptar sua aplicação ao público pretendido.

Guia Para Educadores - Oficinas - Proposta de trabalho sobre Saúde Sexual e Saúde Reprodutiva na Adolescência

Ano de publicação: 2022

Publico Alvo: alunos, professores, coordenadores escolares e formadores, das escolas da rede pública estadual e núcleos da educação nos municípios. Etapas ensino fundamental, anos finais e ensino médio. 

Guia Para Educadores - Gravidez na Adolescência - Proposta de trabalho sobre Saúde Sexual e Saúde Reprodutiva na Adolescência

O Guia Gravidez na Adolescência trata sobre fatores biopsicossociais relacionados a este fenômeno que alcança uma significativa parcela de nossa população. Fatores de risco a saúde física e mental, bem como a reflexão sobre questões sociais, para discutir qual o papel da escola sobre esta problemática e como educadores podem contribuir formativamente para redução de índices de gravidez não intencional da adolescência. Esta discussão promove saúde, educação e também prevenção a violência sexual. Ao final do guia, o educador tem a sua disposição uma oficina para aplicação, com seus devidos materiais de apoio.

Guia Para Educadores - Gravidez na Adolescência - Proposta de trabalho sobre Saúde Sexual e Saúde Reprodutiva na Adolescência

Ano de publicação: 2022

Publico Alvo: alunos, professores, coordenadores escolares e formadores, das escolas da rede pública estadual e núcleos da educação nos municípios. Etapas ensino fundamental, anos finais e ensino médio.